Cinema no campus: CineCasulo, o cineclube da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pessoais assistem apresentação no auditório Gustavão da Rural.

Pessoas no Auditório Gustavo Dutra / Foto: Camile Cortezini /Assessoria Prograd

O CineCasulo foi criado em 2008 como ação extensionista. O cineclube localiza-se no Anfiteatro Gustavo Dutra, mais conhecido como Gustavão, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Desde sua criação, atende os universitários e a comunidade de Seropédica.

No ano de 2023, alguns filmes conhecidos mundialmente foram reproduzidos na universidade, dentre eles: Barbie, Oppenheimer, Homem-Aranha Através do Aranha-Verso, Besouro Azul, Elementos e entre outros, sendo em maioria legendados. Geralmente, as sessões ocorrem às quartas-feiras, começando às 19h e terminando aproximadamente às 21h, dependendo da duração do filme. Porém, há exceções. “Homem-Aranha: Através do Aranha-Verso“, por exemplo, ocorreu num sábado, às 17h.

 

Cartaz do filme Oppenheimer mostra o ator principal Cilian Murphy em frente a uma explosão nuclear.

Post do filme Oppenheimer / Foto: Instagram/@cinecasuloufrrj

Um fator que leva o público universitário às sessões, além do interesse pelo filme do dia, são as horas complementares. Num sistema de carimbo de um “passaporte cultural”, com trinta espaços disponíveis, após o final da sessão, quem tiver o interesse em ganhar duas horas complementares basta apresentar o passaporte. “Sempre que posso comparecer, estou aqui no Gustavão. Gosto dos filmes que passam e também ganho horas complementares, que mesmo sendo apenas duas horas, ajudam muito. Cada hora é preciosa pra quem precisa cumprir cento e vinte horas (risos).” afirmou Izabella Guedes, aluna do segundo período de farmácia da UFRRJ.

Passaporte cultural que cada aluno tem o direito de obter para contagem de horas complementares

Passaporte cultural do CineCasulo / Foto: José Cauê

Há duas sessões marcadas para a semana do dia 18 ao dia 23: “Monster“, quarta 19h e “Orion e O Escuro“, sábado 17h, no mesmo lugar de sempre: Auditório Gustavo Dutra.